GOLBERY: LA GÉNESIS Y EL FRACASO DE LA GEOPOLÍTICA MILITAR EN BRASIL
Antenor Alves Silva
Mestrando em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia
Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Castelo Branco
Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Roraima
E-mail: antenor@email.com
RESUMO
Abordar a história da geografia política brasileira, sem entender a significância do poder exercido pelo general Golbery, é, sem dúvida, ignorar os fundamentos da compreensão da geopolítica militar praticada entre 1º de abril de 1964 e 15 de março de 1985. O gaúcho Golbery do Couto e Silva teve papel determinante na concepção, desenvolvimento e consolidação da estrutura intelectual militar, personificada pela Escola Superior de Guerra, a ESG. Sem dúvida, a gestação da ditadura no Brasil foi realizada nos átrios da ESG, sob as elaboradas diretrizes de Golbery e de seus pares. Durante todo o período ditatorial vivido pelo Brasil, a presença de Golbery oscilou entre a militância ativa e a eminência parda. A articulação político-estratégica vivida por esse militar, e também político, foi decisiva, inclusive, para a ascensão do general João Baptista de Oliveira Figueiredo ao poder, em 15 de março de 1979, o que permitiu o retorno da democracia à realidade brasileira.
Palavras-chave: Geografia política brasileira. Geopolítica militar. Escola Superior de Guerra. Golbery do Couto e Silva. Ditadura no Brasil.
RESUMEN
Abordar la história de la geografía política brasileña, sin comprender el significado del poder desarrollado por el general Golbery, es, sin duda, ignorar los fundamentos de la comprensión de la geopolítica militar praticada entre primeiro de abril de 1964 y quinze de marzo de 1985. Golbery do Couto e Silva, gaúcho, tuvo papel determinante en la concepción, desarrollo y consolidación de la estructura intelectual militar, personificada por la Escuela Superior de